segunda-feira, 28 de julho de 2008

Encontro com Caetano ... nos mares do Sul


"Você é linda"... "Menino do Rio"... "Leãozinho", era uma noite de Sol e luar... nos mares do Sul e o Caetano chegou sozinho, ajeitou seu violão e cantou e encantou-nos nestes temas, tantos e tão bonitos do nosso imaginário. E depois dedicou um tema em francês a um amigo, já desaparecido, que tanto gostava desse tema e lhe abriu as portas da Europa. E disse: "apetece-me outra vez", e cantou de novo, um tema lindo, num gesto lindo, tão bonito.





E depois brincou com a palavra Rio no feminino, porque estava ali ao lado das rias meridionais de Faro e Olhão e Tavira. E depois de nos deliciar naquela noite quente de uma leve brisa vinda do Mágrebe, já no encore cantou do seu último disco "Homem só tem inveja/da mulher/ da longevidade/e nos orgasmos múltiplos/e nos orgasmos múltiplos", todos os outros foram temas liricos, ternos , lindos, suaves, doces, ternos como ele com o seu jeito único de ser menino do Rio, como agradecia no palco, "Obrigado, muito obrigado", igualzinho como me disse, quando a meio da sessão de autógrafos, nossos olhares se cruzarem e lhe disse: "Quero oferecer-lhe este livro que fiz sobre a música portuguesa" e ele disse naquela voz de Sol e de luar, de tantas energias positivas sorrindo de vontade: "Obrigado, muito obrigado".
































Talvez um dia nossos olhares se voltem a reencontrar ... ou nunca mais, Menino do Rio.








E eu, parti na noite, indiferente aos adoradores, parti sozinho como marinheiro que sei que sou... o meu barco estava ancorado na baía... e dei comigo a pensar, eu que conheço meio mundo dos mares do Sul... que benção tão bonita foi estar ali, naquele dia, naquele porto, naquela cidade e concordei com aquela fã, talvez por outras razões, que dizia encantada: "você é lindo". ainda há pessoas bonitas ... neste mundo às vezes difícil, às vezes duro, às vezes cruel... mas tão cheio de beleza, tão cheio de momentos únicos e transcendentes de felicidade!




Você é lindo, Caetano!...




E depois rumei vários dias ao Norte, embora sempre ao encontro do Sul e do Sol, e, numa tarde de Sol soalheiro vi-me em PortosCale, na Ribeira, fumando o cachimbo da Paz, com o meu amigo Abdel, marroquino de Marraquexe e falando de tantos projectos comuns e de que "o que nos une é muito mais do o que separa".




e vi esta homenagem bonita à Mulher tripeira....

































































Novamente a caminho do Sul na bonita vila medival de Óbidos onde a ginginha é quase divina, e ....















que sabem os que me conhecem que não abdico de parar para saborear esse néctar, o que talvez seja uma desculpa para saborear de novo aquelas vielas e aquele castelo milenar onde a beleza e a harmonia da Vida me tem saudado duma forma tão bela e tão plena!...

















































Obrigado Sol!


Obrigado Lua!


Irmãos meus na caminhada da Vida!

Eu sou o marinheiro que embarco de novo, cheio da vossa luz divina para os Mares do Sul!


Até sempre!


Até à eternidade!