sábado, 6 de setembro de 2008

Aghmât: rosas para Al Mouhatamid e I'timad








Estou emocionado.

Peço para ficar só.

Este é um momento único.

O reencontro. Comigo mesmo. o reencontro com a essência da Vida: a Poesia, o Amor. Um momento onde só há lugar para a plenitude, para quem a sabe sentir. Quase mil anos de espera; a torre de menagem, altaneira, do castelo de Beja, a cidade que Al Mouhatamid viu 920 antes de mim, é testemunha. Percebi agora que esta era a minha peregrinação espiritual. Não apenas sentir o cheiro da Terra, que eu dizia precisar, antes desta viagem. Sentir o cheiro fresco do canavial, em ambos os lados da estrada que se aparta da principal - que segue para o luxuriante vale de Ourika, às portas do Atlas. É refrescante como as nossas hortas que rodeiam as cidades do Alentejo, como a horta onde vivi os primeiros contactos intensos com a natureza, na ribeira que atravessa a Funcheira, ou como as margens do Guadiana, onde talvez Al Mouhatamid se banhava na meninice, ou nas margens do Arade, onde na juventude cantava a Vida e o Amor. Ao anoitecer ouvem-se os sons dos diversos insectos, onde sobressaí o coachar das rãs, os grilos... no meio da dor e do sofrimento profundo, ao Poeta do destino, este deixou-lhe essas lembranças de um tempo distante, mas muito muito feliz. Era esse cheiro, esse sabor da Terra que precisava de sentir para continuar o meu trabalho. Encontrei-me a mim próprio. Agora sou um pessoa diferente. Encontrei a razão superior para continuar a subir a montanha. A Vida é feita de momentos sublimes, plenos como este, é feita também de dor, sofrimento, de percas... há quem fique pelo caminho, quem perca tudo por se amedrontar com a Plenitude, com a Felicidade, ainda que por breves instantes, como este, mas que são indispensáveis, imprescíndiveis para continuar ... momentos que nos dão a força suprema - nós, os que caminhamos entre a delicadeza da papoila e a ânsia da liberdade desmesurada da Liberdade que nos dá o Poder de luta, permamente, constante, em busca da Verdade. Será que existe?! acredito, acredito que sim... essa é a razão...

Vou continuar a subir a montanha.

O destino chama por mim.

Estou emocionado.

8 comentários:

Alice Alves - Artiste Peintre disse...

ola amigo
aqui andei no teu blog, fazer este passeio foi muito bom de te ler, gostei muito descobrir as tuas fotos, beijinhos

panteraenlanoche disse...

Obrigada pela visita ao meu blogue,eu amei as suas palavras,a sua maneira de ver a vida,tão linda.
Bjs de uma Espanhola.
Pantera en la noche.

Priscilla Marfori... disse...

Amigo, ler coisas tão belas assim me fazem querer voltar mil vezes e ler tudo outra vez, conseguiu provocar este sentimento em mim que diga-se de passagem, quase não sinto!
Belo blog e abraço.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Vim desejar Boas Festas.
Tudo de bm para 2011.
Beijinho

Braulio Pereira disse...

é um prazer ler-te
e reler-te

a alma fica mais bela


abraço!!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Meu amigo, um texto forte para
refletir.Gostei.
Venho dizer ao amigo que criei
um novo blogue:
http://sinfoniaesol.wordpress.com
se o quiser visitar e deixar umas
palavras,ficaria feliz.
Beijinho(Irene)

pause disse...

interesante blog!! pasaba!! :) me gusta la entrada!! :D

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite.

Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com mais calma.

Um grande abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)